Data: 12/05/2025 e 13/05/2025
Horário: 19:00 às 23h
Carga Horária:8h/aula
Modalidade:Online ao vivo
Endereço: Zoom.com
Objetivo
Proporcionar ao participante, o conhecimento totalmente prático na aplicação de coordenação e liderança.
Obterá ferramentas a coordenação de equipes e de pessoas: motivação, delegação, feedback, engajamento, compromisso, comunicação, decisão, uso do tempo, contratar, avaliar desempenho, demitir, visando atingir os resultados com a máxima produtividade.
Será utilizada a Inteligência Emocional, como instrumento de perfil de coordenação e liderança, para identificar as competência
Público Alvo
Novos líderes; Profissionais em posição de liderança e de gestão: Coordenadores, Supervisores, Encarregados e Líderes de setores, Líderes de Equipes; Líderes de Pessoas e de Projetos.
Programa
1. O LIDER COM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
- Qual é o seu QIE? – Consciente de Inteligência Emocional;
- Quais são as suas habilidades e dificuldades para liderar a si mesmo?
- O que o inspira como um líder? Qual a sua missão de vida?
- Quais são os seus projetos pessoais e profissionais para liderar-se?
- Prática: Como desenvolver a sua liderança.
2. LIÇÕES DE LIDERANÇA DE PESSOAS
- As 5 lições mestras de liderança;
- Entender pessoas para liderar;
- Criando compromisso na equipe;
- Proatividade e atitude para liderar;
- Assumir responsabilidades pelo resultado;
- Estabelecer objetivos no liderado e na equipe;
Atividade: Como interpretar pessoas para inspirá-las.
3. ESTILOS DE LIDERANÇA E MATURIDADE
- Evolução da maturidade do liderado e da equipe;
- CLA – Ciclo da Liderança em Ação – aplicação prática;
- Estilo de liderança de acordo com a maturidade da equipe;
- Estilos de liderança e a delegação de tarefas;
- Estilo de apoio e reforço para obter compromisso;
Teste: Estilos de liderança e perfil – pensamento e ação;
Estudo de casos: Aplicando o estilo conforme a maturidade do liderado.
4. USO DO TEMPO E SENSO DE URGÊNCIA
- Os diversos papéis do líder e o uso do tempo;
- Tempo imposto e tempo de autodeterminação;
- Tarefas: importantes, urgentes, rotineiras e triviais;
- Preparação de uma tabela do tempo do líder;
- Reflexão: quais são os ladrões de tempo?
- Classificação do trabalho em tarefas A, B e C.
Atividade: Balanço do tempo e conquista da autonomia profissional.
5. COMO COMUNICAR, CONVENCER PERSUADIR
- Os níveis de comunicação do líder;
- Toda comunicação leva a ação ou… a reação;
- As barreiras da comunicação do líder;
- Conversar e convencer – vender ideias;
- Mobilizar pessoas e equipes para resultados;
Prática: Comunicação assertiva do líder.
6. COMO MOTIVAR PESSOAS E EQUIPES
- Como inspirar as pessoas e equipes no trabalho;
- Descubra nas pessoas o mote da sua ação: motivação;
- Motiva-se a todo instante com palavras;
- Motivando por meio de reconhecimento;
- Motivando e obtendo compromisso;
- Como motivar o funcionário desmotivados
Vivência: As lições para a motivação individual e equipe;
7. COMO DAR E RECEBER FEEDBACK
- Criticar não é dar feedback;
- Críticas são dirigidas à pessoa, feedback a comportamentos;
- Fazer elogios não é dar feedback;
- Como dar Feedback positivo, corretivo;
- Feedback para a mudança de comportamento inadequado;
- O processo de dar feedback – aplicação e resultados;
- Feedback construtivo – clareza, positividade e especificidade;
Roleplaying: A forma correta: Parece magia, mas, é feedback.
8. COMO DELEGAR PARA OTIMIZAR RESULTADOS
- Por que líder falha ao centralizar tarefas?
- Processo da delegação – foco na pessoa e na tarefa;
- CLA – Como orientar, ensinar, para apoiar e delegar;
- Delegar autoridade e responsabilidade pela tarefa;
- Como dar confiança ao liderado (largue da mão);
- Delegar significa confiar a tarefa a pessoa (não interferir);
- Delegar é um processo de desenvolvimento da pessoa;
Simulação: Como delegar uma tarefa.
9. TOMAR DECISÃO E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
- Solução de problemas é uma equação matemática;
- Pensamento linear e pensamento lateral na decisão;
- Tomar decisão não garante 100% de acerto;
- Elementos a considerar numa decisão;
- Edge: Intuição e coragem para decidir;
Estudo dirigido: Viagem ao Polo Sul.
10. COMO LIDAR COM CONFLITOS
- O uso do bom senso é uma boa técnica?
- Senso comum é o caminho para a solução?
- Todos estão certos, mas estão errados!
- Acareação é uma técnica horrível!
- A melhor técnica: combinar pensamentos;
- Modalidades de conflitos e comportamentos;
Estudo de casos: Solução de conflitos individual e em grupo.
11.COORDENANDO TIMES VENCEDORES
- Times vencedores se faz com colaboradores (não empregados);
- Incentivando o time a tomar atitudes frente a problemas;
- Dando cobertura para a alta performance do time;
- Criando desafios para o time de vencedores;
- O processo melhora, a mudança potencializa.
Dinâmica: Desafios para um time vencedor.
Beneficios
– 1 Acesso a sala virtual por inscrição
– Material em PDF
– Certificado em PDF
Professor

PROFESSOR:
A. J. Limão Ervilha
Especialista em Vendas
•Especialista em vendas de produtos e serviços complexos: Strategic Selling e Tatical Selling, com certificação da Miller Heiman® International Sales Consulting, desenvolvendo programas especiais para seus clientes.
Certificado pela SPSM® Senior Professional in Supply Management, em Negociação para Profissionais de Alta Performance.
•Graduado em Comunicação Social e Pós-graduado em Administração de Empresas e Marketing & Propaganda pela New York State University.
•Coach com certificação internacional pela ICC – International Coach Community dedicando-se a coaching em liderança, gestão de pessoas e Vendas.
•DHE® com certificação de Dr. Richard Bandler e Máster em PNL, realizado com cursos do criador Dr. John Grinder. Formado em Análise Transacional.
•Professor, autor de 6 livros: HABILIDADES DE NEGOCIAÇÃO, VENDAS COM APLICAÇÃO DE NEUROLINGÚSTICA, editados pela NOBEL; NEGOCIANDO EM QUALQUER SITUAÇÃO, NEGOCIE BEM, LIDERANDO EQUIPES, NEGOCIAÇÃO PARA COMPRADORES editados pela SARAIVA, e MARKETING PROFISSIONAL E PESSOAL (no prelo).
•Atuou como executivo nas empresas: Fleischamenn & Royal (Kraft Foods – americana), Santa Marina (Saint Gobain – francesa), Incepa (Ag Keramic Laufen – suiça), Portobello (nacional) e Eletrolux (sueca).
•Como consultor atuou nas empresas: ALPARGATAS, AMBEV, BASF, BOSCH, CREDICARD, DURATEX, KIBON, FORD, MERCEDES BENS, PHILIPS, TENNECO, SCHNEIDER ELÉTRIC, SEW, SULAMÉRICA, UNILEVER, VOLVO, VOTORANTIN, entre outras.