GESTÃO E LIDERANÇA DE PESSOAS, EQUIPE E PROCESSOS

Data: 12/05/2025 e 13/05/2025

Horário: 19:00 às 23h 

Carga Horária:8h/aula

Modalidade:Online ao vivo 

Endereço: Zoom.com

Objetivo

Proporcionar ao participante, o conhecimento totalmente prático na aplicação de coordenação e liderança.
Obterá ferramentas a coordenação de equipes e de pessoas: motivação, delegação, feedback, engajamento, compromisso, comunicação, decisão, uso do tempo, contratar, avaliar desempenho, demitir, visando atingir os resultados com a máxima produtividade.

Será utilizada a Inteligência Emocional, como instrumento de perfil de coordenação e liderança, para identificar as competência

Público Alvo

Novos líderes; Profissionais em posição de liderança e de gestão: Coordenadores, Supervisores, Encarregados e Líderes de setores, Líderes de Equipes; Líderes de Pessoas e de Projetos.

Programa

1. O LIDER COM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

  • Qual é o seu QIE? – Consciente de Inteligência Emocional;
  • Quais são as suas habilidades e dificuldades para liderar a si mesmo?
  • O que o inspira como um líder? Qual a sua missão de vida?
  • Quais são os seus projetos pessoais e profissionais para liderar-se?
  • Prática: Como desenvolver a sua liderança.

 

2. LIÇÕES DE LIDERANÇA DE PESSOAS

  • As 5 lições mestras de liderança;
  • Entender pessoas para liderar;
  • Criando compromisso na equipe;
  • Proatividade e atitude para liderar;
  • Assumir responsabilidades pelo resultado;
  • Estabelecer objetivos no liderado e na equipe;

     Atividade: Como interpretar pessoas para inspirá-las.

3. ESTILOS DE LIDERANÇA E MATURIDADE

  • Evolução da maturidade do liderado e da equipe;
  • CLA – Ciclo da Liderança em Ação – aplicação prática;
  • Estilo de liderança de acordo com a maturidade da equipe;
  • Estilos de liderança e a delegação de tarefas;
  • Estilo de apoio e reforço para obter compromisso;

       Teste: Estilos de liderança e perfil – pensamento e ação;

    Estudo de casos: Aplicando o estilo conforme a maturidade do liderado.

4. USO DO TEMPO E SENSO DE URGÊNCIA 

  • Os diversos papéis do líder e o uso do tempo;
  • Tempo imposto e tempo de autodeterminação;
  • Tarefas: importantes, urgentes, rotineiras e triviais;
  • Preparação de uma tabela do tempo do líder;
  • Reflexão: quais são os ladrões de tempo?
  • Classificação do trabalho em tarefas A, B e C.

         Atividade: Balanço do tempo e conquista da autonomia profissional.

5. COMO COMUNICAR, CONVENCER PERSUADIR

  • Os níveis de comunicação do líder;
  • Toda comunicação leva a ação ou… a reação;
  • As barreiras da comunicação do líder;
  •  
  • Conversar e convencer – vender ideias;
  • Mobilizar pessoas e equipes para resultados;

            Prática: Comunicação assertiva do líder.

 

6. COMO MOTIVAR PESSOAS E EQUIPES

  • Como inspirar as pessoas e equipes no trabalho;
  • Descubra nas pessoas o mote da sua ação: motivação;
  • Motiva-se a todo instante com palavras;
  • Motivando por meio de reconhecimento;
  • Motivando e obtendo compromisso;
  • Como motivar o funcionário desmotivados

         Vivência: As lições para a motivação individual e equipe;

7. COMO DAR E RECEBER FEEDBACK

  • Criticar não é dar feedback;
  • Críticas são dirigidas à pessoa, feedback a comportamentos;
  • Fazer elogios não é dar feedback;
  • Como dar Feedback positivo, corretivo;
  • Feedback para a mudança de comportamento inadequado;
  • O processo de dar feedback – aplicação e resultados;
  • Feedback construtivo – clareza, positividade e especificidade;

          Roleplaying: A forma correta: Parece magia, mas, é feedback.

8. COMO DELEGAR PARA OTIMIZAR RESULTADOS

  • Por que líder falha ao centralizar tarefas?
  • Processo da delegação – foco na pessoa e na tarefa;
  • CLA – Como orientar, ensinar, para apoiar e delegar;
  • Delegar autoridade e responsabilidade pela tarefa;
  • Como dar confiança ao liderado (largue da mão);
  • Delegar significa confiar a tarefa a pessoa (não interferir);
  • Delegar é um processo de desenvolvimento da pessoa;

      Simulação: Como delegar uma tarefa.

9. TOMAR DECISÃO E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

  • Solução de problemas é uma equação matemática;
  • Pensamento linear e pensamento lateral na decisão;
  • Tomar decisão não garante 100% de acerto;
  • Elementos a considerar numa decisão;
  • Edge: Intuição e coragem para decidir;

      Estudo dirigido: Viagem ao Polo Sul.

 

10. COMO LIDAR COM CONFLITOS 

  • O uso do bom senso é uma boa técnica?
  • Senso comum é o caminho para a solução?
  • Todos estão certos, mas estão errados!
  • Acareação é uma técnica horrível!
  • A melhor técnica: combinar pensamentos;
  • Modalidades de conflitos e comportamentos;

            Estudo de casos: Solução de conflitos individual e em grupo. 

 11.COORDENANDO TIMES VENCEDORES

  • Times vencedores se faz com colaboradores (não empregados);
  • Incentivando o time a tomar atitudes frente a problemas;
  • Dando cobertura para a alta performance do time; 
  • Criando desafios para o time de vencedores;
  • O processo melhora, a mudança potencializa.

                Dinâmica: Desafios para um time vencedor.

Beneficios

– 1 Acesso a sala virtual por inscrição

– Material em PDF

– Certificado em PDF

Professor

PROFESSOR:
A. J. Limão Ervilha
Especialista em Vendas

•Especialista em vendas de produtos e serviços complexos: Strategic Selling e Tatical Selling, com certificação da Miller Heiman® International Sales Consulting, desenvolvendo programas especiais para seus clientes.
Certificado pela SPSM® Senior Professional in Supply Management, em Negociação para Profissionais de Alta Performance.

•Graduado em Comunicação Social e Pós-graduado em Administração de Empresas e Marketing & Propaganda pela New York State University.

•Coach com certificação internacional pela ICC – International Coach Community dedicando-se a coaching em liderança, gestão de pessoas e Vendas.

•DHE® com certificação de Dr. Richard Bandler e Máster em PNL, realizado com cursos do criador Dr. John Grinder. Formado em Análise Transacional.

•Professor, autor de 6 livros: HABILIDADES DE NEGOCIAÇÃO, VENDAS COM APLICAÇÃO DE NEUROLINGÚSTICA, editados pela NOBEL; NEGOCIANDO EM QUALQUER SITUAÇÃO, NEGOCIE BEM, LIDERANDO EQUIPES, NEGOCIAÇÃO PARA COMPRADORES editados pela SARAIVA, e MARKETING PROFISSIONAL E PESSOAL (no prelo).

•Atuou como executivo nas empresas: Fleischamenn & Royal (Kraft Foods – americana), Santa Marina (Saint Gobain – francesa), Incepa (Ag Keramic Laufen – suiça), Portobello (nacional) e Eletrolux (sueca).

•Como consultor atuou nas empresas: ALPARGATAS, AMBEV, BASF, BOSCH, CREDICARD, DURATEX, KIBON, FORD, MERCEDES BENS, PHILIPS, TENNECO, SCHNEIDER ELÉTRIC, SEW, SULAMÉRICA, UNILEVER, VOLVO, VOTORANTIN, entre outras.

Investimento

Total de vagas

20

Valor 

R$698,00/Vaga

Hora de Início

19:00

12 de maio de 2025

Tempo de conclusão

23:00

12 de maio de 2025

Endereço

Transmissão ao vivo pela plataforma zoom (zoom.com)

Participantes do Evento

Online