Data
14/04/2025 e 29/05/2025
Horário
19h às 23h
Carga Horária
8h/aula
Modalidade
Online ao vivo
Endereço
Zoom.com
Objetivo
Como você mede seus processos na área de Compras?
Quais métricas mais interessam na sua gestão?
Como implantá-las?
Este treinamento servirá como um guia prático, cujo objetivo é construir a estratégia, as principais métricas e como implementá-las.
Nossa proposta é prepará-lo para que você esteja apto a construir seu programa de métricas e indicadores através um programa passo a passo.
Público Alvo
Profissionais de Compras;
Analistas de negócio,
Analistas de suprimentos;
Supply Chain;
Processos e desenvolvimento de fornecedores.
Programa
1. O papel de Compras com agregador de valor na organização.
2. Identificando e construindo a missão, visão e valores de Compras no contexto da empresa.
3. Definindo os objetivos estratégicos de Compras por meio do Balanced Scorecard (BSC).
4. Utilizando o Mapa Estratégico do BSC para consolidar e desenhar a estratégia de Compras.
5. Estabelecendo metas a partir do princípio SMART.
6. Indicadores estratégicos x indicadores de rotina: entendendo a funcionalidade e aplicação das métricas.
7. Identificando as métricas essenciais para a área de Compras com base no desenho da estratégia.
8. Seleção, definição e acompanhamento de indicadores chaves do dia a dia.
9. KPI´s de Compras:
Evolução de Preço;
Prazo Médio de Pagamento;
Custo dos Suprimentos;
Produtividade dos Setor de Compras;
Nível das Entregas dos Fornecedores
Pedidos de Compras Normais x Urgentes;
Coverag – Cobertura
% de Agravamento dos Custos por Efeito de Erros de Planejamento;
Pedidos de Compras Devolvidos Parcialmente ou Integralmente;
Atraso / Antecipações de Entregas;
% Erro das Requisições de Materiais e Serviços;
Cost Avoidance
% de itens sob contrato/acordos comerciais
% de itens Sob Contrato / Acordos Comerciais
Indicadores de Processo e Logística.
10. Exercícios práticos no Microsoft Excel.
Observação:
Utilização de notebook com pacote Office completo, para analisarmos juntos os indicadores, fórmulas e gráficos!
Beneficios
– 1 Acesso a sala virtual por inscrição
– Material em PDF
– Certificado em PDF
– Gravação da aula para assistir por 7 dias
Professor

Daniel Gunar
Curso Superior em Logística Empresarial – 1600h.
Curso Extensão Docência na Educação Superior – 96h.
MBA Gestão da Produção, Logística e Cadeias de Valor (SCM) – Lato Sensu – 360h.
22 anos de experiência prática na Gestão da Cadeia Logística, Transportes, Expedição, Estoques e Almoxarifados, Materiais e Compras, no Desenvolvimento, Qualificação e Homologação de Fornecedores, liderança de grandes equipes, com atuação em empresas nacionais e multinacionais nos seguimentos: automotivo (montadora), Metalúrgico, Químico, Construção Civil, Transportes e Tratores e Colheitadeiras.
Professor e Palestrante desde 2008 das áreas de Gestão da Cadeia de Suprimentos: Logística Industrial, Transportes, Produção, Compras, Negociação, Estoques, Almoxarifados, Armazenagem, Gestão e Liderança, Tecnologia de Logística, Qualidade e Produtividade Industrial, Avaliação de Fornecedores, com mais de 300 palestras ministradas a nível Brasil nas principais capitais do Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste, com participação de pequenas, médias e grandes empresas de diversos segmentos, com excelentes avaliações, com mais de 2.000 alunos formados e mais de 35 cursos Em empresas realizadas em empresas de diversos seguimentos: industriais, comerciais e serviços.
Atuando também como consultor de empresas com trabalhos realizados para ganho de produtividade.