Data
16/05/2024
Horário
09h às 13h
Carga Horária
4h/aula
Modalidade
Online ao vivo
Endereço
Zoom.com
Como você mede seus processos na área de Compras?
Quais métricas mais interessam na sua gestão?
Como implantá-las?
Este treinamento servirá como um guia prático, cujo objetivo é construir
a estratégia, as principais métricas e como implementá-las.
Nossa proposta é prepará-lo para que você esteja apto a construir seu
programa de métricas e indicadores através um programa passo a passo.
Profissionais de Compras;
Analistas de negócio,
Analistas de suprimentos;
Supply Chain;
Processos e desenvolvimento de fornecedores.
1. O papel de Compras com agregador de valor na organização.
2.
Identificando e construindo a missão, visão e valores de Compras no contexto da
empresa.
3. Definindo os objetivos estratégicos de Compras por meio do
Balanced Scorecard (BSC).
4. Utilizando o Mapa Estratégico do BSC para
consolidar e desenhar a estratégia de Compras.
5. Estabelecendo metas a
partir do princípio SMART.
6. Indicadores estratégicos x indicadores de
rotina: entendendo a funcionalidade e aplicação das métricas.
7.
Identificando as métricas essenciais para a área de Compras com base no desenho
da estratégia.
8. Seleção, definição e acompanhamento de indicadores
chaves do dia a dia.
9. KPI´s de Compras:
Evolução de Preço;
Prazo
Médio de Pagamento;
Custo dos Suprimentos;
Produtividade dos Setor de
Compras;
Nível das Entregas dos Fornecedores
Pedidos de Compras Normais x
Urgentes;
Coverag – Cobertura
% de Agravamento dos Custos por Efeito de
Erros de Planejamento;
Pedidos de Compras Devolvidos Parcialmente ou
Integralmente;
Atraso / Antecipações de Entregas;
% Erro das Requisições
de Materiais e Serviços;
Cost Avoidance
% de itens sob contrato/acordos
comerciais
% de itens Sob Contrato / Acordos Comerciais
Indicadores de
Processo e Logística.
10. Exercícios práticos no Microsoft Excel.
Observação:
Utilização de notebook com pacote Office completo, para
analisarmos juntos os indicadores, fórmulas e gráficos!
- 1 Acesso a sala virtual por inscrição
- Material em PDF
- Certificado em PDF
- Gravação da aula para assistir por 7 dias
Daniel Gunar
Curso Superior em Logística Empresarial - 1600h.
Curso Extensão Docência na Educação Superior - 96h.
MBA Gestão da Produção, Logística e Cadeias de Valor (SCM) - Lato Sensu - 360h.
22 anos de experiência prática na Gestão da Cadeia Logística, Transportes, Expedição, Estoques e Almoxarifados, Materiais e Compras, no Desenvolvimento, Qualificação e Homologação de Fornecedores, liderança de grandes equipes, com atuação em empresas nacionais e multinacionais nos seguimentos: automotivo (montadora), Metalúrgico, Químico, Construção Civil, Transportes e Tratores e Colheitadeiras.
Professor e Palestrante desde 2008 das áreas de Gestão da Cadeia de Suprimentos: Logística Industrial, Transportes, Produção, Compras, Negociação, Estoques, Almoxarifados, Armazenagem, Gestão e Liderança, Tecnologia de Logística, Qualidade e Produtividade Industrial, Avaliação de Fornecedores, com mais de 300 palestras ministradas a nível Brasil nas principais capitais do Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste, com participação de pequenas, médias e grandes empresas de diversos segmentos, com excelentes avaliações, com mais de 2.000 alunos formados e mais de 35 cursos Em empresas realizadas em empresas de diversos seguimentos: industriais, comerciais e serviços.
Atuando também como consultor de empresas com trabalhos realizados para ganho de produtividade.